31 maio 2024

vintage


Passo todos os dias e várias vezes ao dia por esta montra. É no centro de Valadares e tem este aspecto, sei lá, há cinquenta anos?! Olho sempre para ela e os seus elementos são sempre os mesmos. Já não existem lugares assim e, fazendo uma leitura semiótica daquilo que a constitui, na verdade, apenas se vendem "grilos cantadores" e as suas gaiolas, o resto parece decoração. Não sei quanto mais tempo esta montra irá existir, mas é um regalo para os meus olhos e um aditivo de nostalgia da minha infância, em que também eu quis comprar gaiolas de grilos, apanhava-os nos campos e alimentava-os com folhas de alface.

26 maio 2024

na UNICEPE, alguns momentos











novo livro, velho projecto


Foi ontem, Sábado, dia 25 de Maio, apresentado pela primeira vez o meu trabalho sobre as nomeadas colectivas. Sala da livraria UNICEPE, no Porto, cheia de amigos e conhecidos para partilharem comigo este momento. Obrigado a todos.

17 maio 2024

ao espelho


Painel do último debate da revista Ecossocialismo, dia 15 de Maio, no Gato Vádio: Luís Vale, Wladimir Brito, Marcel Borges e Lurdes Gomes.

13 maio 2024

07 maio 2024

leve, relaxado e rejuvenescido

É assim que me sinto há meia-dúzia de dias. Consultei um novo reumatologista e foi-me prescrito um medicamento diferente. Logo a partir da primeira toma senti a sua acção. Que maravilha, acordar de manhã, sair da cama e quase não sentir o corpo. Sair da cama sem ter dores e sem me sentir derrotado. Com capacidade de movimentos nas articulações, até sinto que rejuvenesci uns anitos e, apesar da dor crónica permanecer, estou mais leve e solto para movimentos que até aqui não me eram possíveis. Bendita droga.

a LER desta Primavera

Laurent Sakura


Em breve, dia 16 de Maio, estará disponível o segundo álbum de Laurent Sakura. Serenety traz-nos mais 8 temas [1.⁠ ⁠Hope, 2.⁠ ⁠Alright, 3.⁠ ⁠Anne Frank's Lullaby, 4.⁠ ⁠Someplace, 5.⁠ ⁠Home, 6.⁠ ⁠In your eyes, 7.⁠ ⁠Close to you, 8.⁠ ⁠Walk with me] deste novo interprete. Ainda desconhecido de muitos, tem-se vindo a afirmar na cena internacional dos ambientes do Neo Clássico. Já tive a oportunidade e o privilégio de ouvir Serenety e gostei muito, o seu piano Felt é excelente companhia para horas de trabalho, seja leitura ou escrita, e também para nos embalar quilómetros nas estradas. Sequência clara de Whispering Keys, o seu anterior trabalho, Serenety, tal como o próprio nome indica, traz-nos tranquilidade, paz e aconchego.
Na impossibilidade (desconhecimento técnico) de como partilhar aqui um ou outro tema, deixo-vos o atalho para o primeiro álbum.

casa do artista amador


Que agradável surpresa. Convidado (desafiado), no próprio dia, para assistir a um concerto de música dos Silly Boy Blue, em Louro, Vila Nova de Famalicão, foi com espanto que descobri a Casa do Artista Amador, instalada numa antiga escola primária, entretanto desactivada. Não conhecia, nem conheço, nada mais sobre este espaço, sua programação e actividades, não conheço ninguém de Louro ou responsáveis pelo espaço, mas adorei a ideia, a reconversão do espaço e a possibilidade de haver uma programação cultural variada e assídua ao serviço desta comunidade. Aqui está um belo exemplo daquilo que deveria existir por todo o território, principalmente nas comunidades mais afastadas dos grandes centros urbanos e dos grandes eventos. Tal como aqui, espaços onde "o palco possa ser de todos".

01 maio 2024