13 maio 2010

sinais de fumo

A conversa, assim saboreada e sentida, franca, desinibida e descontraída, consciente, reflectida e acutilante traz-nos sempre, ou quase, o melhor que há para ser falado, dito ou discutido. Partindo de posicionamentos diferenciados e perspectivas várias, os assuntos lançados para cima da mesa ganham outra dimensão, outra vida, outro interesse e/ou motivação. Assim se passam, e bem, momentos, horas das nossas vidas. A pretexto de uma qualquer refeição, sabemos que aquilo que nos lá leva é sempre a possivel conversa, muita conversa... e claro, quando não, alguma desconversa.
A propósito das perceptiveis actualidades, muito facilmente nos apercebemos e nos encontrámos no abismo civilizacional que temos experimentado, pelo menos naquilo que a nossa memória nos permite alcançar. Aquilo que fomos e somos, aquilo que tivemos e temos, aquilo que pudemos e podemos. As crianças que fomos, as crianças que agora são. Como nós fazíamos e como elas agora fazem.
Tudo isto para chegarmos à conclusão que, afinal, há sempre um passado; que, afinal, também nós vivemos uma antiguidade; que, afinal, também nós fizemos os nossos sinais de fumo.

Sem comentários: