Num momento em que precisaria de me retirar para um ermo qualquer, de forma a ter condições para terminar texto que já deveria estar pronto e entregue, não consigo libertar-me das rotinas quotidianas. Eu até nem pedia muito, dois ou três dias sozinho e isolado, seriam mais do que suficientes. Não conseguirei e, assim sendo, vai ter que acontecer aqui mesmo. Solução: duas ou três noites sem dormir.
---------"Viajar, ou mesmo viver, sem tirar notas é uma irresponsabilidade..." Franz Kafka (1911)--------- Ouvir, ler e escrever. Falar, contar e descrever. O prazer de viver. Assim partilho minha visão do mundo. [blogue escrito, propositadamente, sem abrigo e contra, declaradamente, o novo Acordo Ortográfico]
30 abril 2023
17 abril 2023
verbo, salivar
Passear à beira mar, que é como quem diz à beira da praia, por estes dias, é constatar o regresso em massa das pessoas libertas dos espartilhos e com as carnes à solta, mas é também o momento do eterno retorno dos mirones, que estrategicamente se posicionam para a melhor perspectiva sobre esses nacos de carne desnudados. Não há como não reparar na pinta deles, quase sempre de óculos escuros e sempre a salivar, sobranceiros ao areal. É que nem disfarçam.
sem objecto e método
"A fé é a ciência rápida. Ciência sem método, sem começo nem caminho. Começa-se pela chegada. A partir daí só se pode recuar. Ou ficar no mesmo sítio, em silêncio ou oração."
Gonçalo M. Tavares, in Jornal de Letras nº 1370, Abril 2023.
10 abril 2023
estar e ficar
Continuo a gostar de vir para Trás-os-Montes nesta altura do ano. Aliás, é a época melhor do ano para aqui estar. Pena é que não possa ficar. O regresso à Invicta tem data e hora para breve.
tradição
"A tradição é sempre uma matéria dinâmica, até porque já se sabe que as tradições que não evoluem acabam por desaparecer. É absurdo exigir à tradição que se mantenha cristalizada, pois isso vai contra a sua natureza, que não é pura e simplesmente mimética, mas evolutiva: adaptam-se os conhecimentos ancestrais às realidades contemporâneas."
Manuel Halpern, in Jornal de Letras nº 1369, Março 2023.
conhecimento
Mantenho a certeza de que importante é o conhecimento e não, como agora se espalha ao vento, as competências. Isto porque é do conhecimento que advêm as competências e não o contrário. Ou dito de outra forma, não há competências sem conhecimento, mas há conhecimento sem competências. Um mundo sem conhecimento é um vazio ignorante, triste e incompetente.
Subscrever:
Mensagens (Atom)