07 fevereiro 2010

Ελληνικοu

Quando viajei para Atenas, em Maio de 2006, uma das surpresas foi a gastronomia local (leia-se grega) e desde então recordo com nostalgia alguns dos ingredientes por lá experimentados. Num esforço de reencontrar tais sabores, enquanto não regresso à Grécia, em viagens pelas cidades europeias procuro sempre saber se existem lugares cuja especialidade seja a cozinha grega. Com alguma sorte, ou azar, tal reencontro já sucedeu pelo menos em Madrid, em Paris e em Bruxelas. Ainda ontem, depois de ter sido informado por amigos da existência de uma casa de pasto grega na cidade do Porto, não hesitei em reservar mesa para essa mesma noite. Inadvertidamente, resolvi convidar um casal amigo para tal experiência. Inicialmente, o grupo seria muito maior, mas a incapacidade da sala não o permitiu...
Admito o entusiasmo perante a perspectiva de poder vir a experimentar, uma vez mais, tais sabores e odores, ainda por cima, bem perto de casa. Reserva feita, lá fomos. Num espaço pequeno, mas acolhedor, algumas referências iconográficas à "terra mãe" e um ambiente quente, embalado por sons nativos. Depois, as ementas eram confusas e pouco legíveis, o serviço era péssimo e aquilo que comemos não soube a grego. Enfim, o que grego nos deixou foi a conta que nos foi apresentada para pagar. A verdade é que ainda não foi desta que voltei a experimentar os ambientes que trago na memória. Aproximo-me da ideia de que apenas lá, e só lá.

1 comentário:

redonda disse...

Eu estive na Grécia no Verão de 2001. Talvez por ter passado mais tempo, quando fui à casa do Porto gostei e fiquei com a ideia de voltar.