16 julho 2014

mediascape: "e o burro sou eu"

Sim, o burro foste tu Scolari, ao permitires a maior derrota e, acima de tudo, a maior humilhação que o Brasil já sentiu. E essa humilhação não foi apenas desportiva. É todo um país que vive e sofre com as aventuras da sua selecção nacional. Nada nem ninguém poderia antever esta hecatombe do futebol brasileiro perante a organizada e disciplinada Alemanha, mas eram já muitos os sinais de que algo não corria bem no seio da canarinha.
Não tenho problema algum em admitir que gostei muito dessa humilhação. Primeiro porque nunca gostei da soberba, depois porque, independentemente dos sucessos ou fracassos das outras selecções, detesto a sobranceria dos brasileiros, pelo menos daqueles que afirmam Deus como sendo seu conterrâneo e que, numa atitude fundamentalista, educam os seus filhos com a certeza que no futebol serão sempre os melhores do mundo. Detesto, igualmente, a forma como esses mesmos brasileiros se referem aos "seus patrícios". A derrota de Portugal frente à Alemanha foi mote para a "gozação" e para a chacota. Pois bem, aí esta a torna-jeira. É que sempre ouvi dizer que quando se atiram pedras para o ar, é preciso saber se o nosso telhado é de vidro...
Aquilo que aconteceu agora ao Brasil irá ter repercussões impossíveis de adivinhar. É uma ferida aberta e que demorará a cicatrizar. Não haja dúvida de que o futebol no Brasil - o jogador, o treinador, o treino, o dirigismo e tudo o resto - estão em crise. Dá a sensação que estagnaram algures na década de oitenta e de lá para cá apenas se preocuparam com a sua irracional crença.
O jogador brasileiro é, por defeito, um supersticioso. A sua aparente e verbalizada fé em Deus, não é mais do que uma vulgar crendice, traduzida em gestos rápidos e trapalhões ao entrar e ao sair do campo, assim como através da verbalização obrigatória de um "Graças a Deus" com o qual abrem a boca e iniciam qualquer frase ou raciocínio. Insuportável.
Afinal, os burros já não somos nós.

Nota: Texto escrito no dia 8 de Julho de 2014, num local isolado e sem acesso à rede.

Sem comentários: