16 julho 2014

as duas razões


Recentemente foi-me oferecido o livro "Nós e a Europa, ou as duas razões" de Eduardo Lourenço, cuja 4ª edição é de 1994. Nele, o autor faz um conjunto de reflexões acerca da relação entre Portugal e a Europa, assim como acerca das várias dimensões da identidade nacional, por semelhança, contraste ou diferenciação em relação às demais identidades europeias e em relação à construção do espaço europeu, na qual participamos desde meados da década de oitenta.
Um dos textos que destaco e que mais me chamou a atenção é, precisamente, o primeiro: "Identidade e Memória", no qual Eduardo Lourenço afirma que Portugal, os Portugueses não têm qualquer dúvida séria relativa à sua existência e à sua identidade... "o nosso grau de segurança ontológica, enquanto povo, é dos mais elevados".
Apesar de ser uma reflexão perfeitamente datada e com cerca de três décadas*, penso que se lê com perfeita actualidade e mesmo num período conturbado da nossa existência, como têm sido estes últimos anos, conseguimos manter "a consistência, a força, a coerência do nosso sentimento de identidade, amalgamadas que estão com a vivência de um espaço-tempo próprio homogeneizado pela língua, pela história, pela cultura, pela religião enquanto «habitus» sociológico, pela sua própria marginalização no contexto europeu, o seu lado «ilha» sem o ser. Mas talvez mais ainda pela presença e permanência, por assim dizer, físicas, ao alcance dos olhos e das mãos, de uma estrutura social de um arcaísmo extremo, quer dizer, de um enraizamento profundo no passado".

* Palestra proferida pelo autor num colóquio em Durhan (EUA), em 1984.

Nota: Texto escrito no dia 7 de Julho de 2014, num local isolado e sem acesso à rede.

Sem comentários: