14 junho 2016

mediascape: futebol sitiado


Em pleno Europeu de Futebol, disputado em França, e ao qual pouca atenção tenho dispensado, têm-me chamado a atenção os distúrbios diários provocados pelos adeptos dos diferentes países nas várias cidades francesas e os discursos mediáticos, dos especialistas do costume, sobre essa violência associada ao futebol e ao movimento hooliganista.
Como simples espectador, é com incredulidade que tenho visto algumas dessas imagens que nos chegam de França, mas é com maior espanto que ouço os tais especialistas afirmarem com uma certeza absoluta a origem da mesma. Não vos parece estranho haver distúrbios e violência em praticamente todos os jogos, independentemente da cidade anfitriã e dos países envolvidos?! Os adeptos de todas as selecções foram para França para guerrearem os adeptos dos outros países?! Eu não sou especialista, nem sequer percebo nada sobre o fenómeno hooligan, mas não me parece lógico, ou sequer razoável, pensar assim e aceitar tais justificações. Longe de ser adepto de conspirativas teorias, sempre posso dizer que considero que algo de mais sinistro estará na origem deste fenómeno e algum movimento instigador estará interessado e a beneficiar com a confusão gerada.
O Europeu de Futebol é um evento que também contribui para a nossa cultura, para a nossa identidade enquanto Europa, enquanto civilização. Estes actos de desestabilização e de intranquilidade poderão ser um instrumento ao serviço daqueles que querem destruir o edifício europeu, ou ao serviço daqueles que não toleram o nosso modo de vida ocidental. Aguardemos pelos próximos episódios diários.

Sem comentários: