11 outubro 2017

mercado de livros

Uma vez mais está a decorrer [de 3 a 25 de Outubro] o Mercado do Livro, no Pavilhão Rosa Mota. Hoje foi dia de o visitar. Aproveitando duas horas livres antes do almoço, lá fui eu, equipado a rigor, à busca de espécimes a bom preço. Claro que encontrei, encontro sempre, algo que me interessa, mas na verdade é-me cada vez mais difícil essa descoberta. Primeiro, porque ano após ano, os títulos são sempre os mesmos; Segundo, porque maior parte daquilo que lá está disponível não interessa, eu diria, a quase ninguém - muita literatura de qualidade duvidosa, muita edição sem qualidade, muitos títulos e, principalmente, autores desconhecidos e, acima de tudo e apesar do amplo espaço, enorme anarquia nos temas, na disposição dos livros e na dispersão de autores e editoras. Terceiro, porque de ciências sociais já nada encontro que me seja estranho, que tenha interessa, ou que não tenha já em casa. Claro que sempre que acontecer, eu vou lá estar, mas, de certeza, cada vez mais com menor expectativa. No entretanto, hoje trouxe mais uns livritos apetitosos.

Sem comentários: