10 janeiro 2017

reza por mim

- Reza por mim Luís Miguel.
Foram estas as últimas palavras que lhe ouvi, deitado no seu leito e consciente do que o esperava. Com a vida a fugir-lhe e numa agonia sofrida, nada mais me disse. Guardei desse derradeiro momento o seu olhar, negro e profundo, mas ao mesmo tempo vago, a caminho de um vazio eterno. Aproximei-me e, debruçando-me sobre ele, despedi-me com um beijo no rosto. Nada mais disse.
Esse Natal, recordo, foi particularmente frio, o que nos obrigava a permanecer dentro de casa e por bem perto do lume. Em casa o ambiente, como seria expectável, era taciturno, ao contrário da agitação, ruído e confusão que, normalmente, acompanhavam os dias de férias e de descanso. O silêncio, apenas entrecortado pelas dores de meu avô, reinava. A única agitação que se fazia sentir era a dos filhos e filhas que, tentando acudir ao pai, se revezavam nas vigílias às horas todas de cada dia. Estranhamente, não consigo localizar a minha avó por esses dias...
Entretanto, o regresso ao Porto e às rotinas quotidianas, no início de Janeiro, impuseram um relativo distanciamento daquela situação terminal, mas não foram precisos muitos dias até sermos confrontados com a notícia da sua morte. O meu avô João morreu assim, ladeado pelos filhos, neste dia dez de Janeiro, faz hoje vinte anos.

Sem comentários: