01 abril 2017

pita arisca

Foi no passado fim-de-semana que, em grupo de amigos, me levaram a jantar à casa de pasto Pita Arisca, em Torno, concelho de Lousada. A única informação que tinha era que iria comer um cabrito no forno delicioso. Apreciador como sou dessa carne, foi com alguma expectativa que viajei pela velhinha nacional 15 (a caminho de Amarante), trajecto que fiz semanalmente, durante anos e anos, até à conclusão da A4 entre o Porto e Amarante, mas que desde então não voltei a fazer. Também por isso foi uma experiência interessante, pois reconheci todas as curvas dessa estrada e muitos dos elementos da paisagem que permanecem.
Mal acabados de sentar à mesa, logo começaram a servir as fartas travessas de cabrito e de batatas assadas em forno a lenha. Se o cabrito é bom, as batatas não lhe ficam atrás, sendo que o segredo para o seu excelente sabor é serem assadas em tabuleiros colocados por baixo das grelhas onde assam os cabritos. Muito, muito bom. Tudo isto acompanhado por um verde tinto da casa, bem fresco e bebido em tigelas de louça branca e que encaixou superiormente com a carne do cabrito.
Comemos e bebemos até ficarmos consolados e o preço final não foi além daquilo que a casa anuncia, ou seja, vinte euros por pessoa. Foi tempo então de regressar a casa e acabar a noite com um refrescante Gin Tónico.
Nota final para reafirmar o meu prazer em descobrir novos locais, em viajar para degustar aquilo que de bom se faz um pouco por todo o nosso país, sempre acompanhado por bons amigos igualmente amantes de boa comida.

Sem comentários: