07 abril 2015

intrigado

Porque raio a Igreja de Jesus dos Santos dos Últimos Dias, mais conhecida por Igreja Mórmon, faz a recolha e a digitalização dos registos paroquiais de todo o país e, pelos vistos, de todo o mundo ou quase?!... Desconhecia esse facto e agora que estou consciente dele quero encontrar respostas. Num primeiro momento, a reacção é pesquisa na internet, o que já fiz e aí encontrei algumas explicações e testemunhos mais ou menos esquisitas. A fundamentação teológica diz que "a pesquisa genealógica ou da história da família é uma precursora fundamental do trabalho do templo por nossos antepassados falecidos. Nós a fazemos para conseguir os nomes e outras informações genealógicas de modo que as ordenanças do templo possam ser realizadas por nossos queridos antepassados".
Encontrei também uma notícia de 2007 do jornal Público onde é dito que em Portugal existiam 20 centros de pesquisa que permitem traçar árvores genealógicas até ao século XVI e que o objectivo é recolher toda a informação civil e religiosa existente. Mas diz-nos mais...
"O Centro da História da Família/Biblioteca Genealógica de Lisboa é parte da Biblioteca de História da Família (Family History Library) que, por sua vez, integra a Sociedade Genealógica do Utah, que surgiu em 1894 financiada pela Igreja de Jesus Cristos dos Santos dos Últimos Dias. A Sociedade começou a microfilmar em 1938 e já percorreu mais de 110 países através de uma rede que inclui centenas de pessoas especializadas em História, estudos das regiões, biblioteconomia, micrografia e vários idiomas. Cerca de 200 câmaras estão actualmente a microfilmar registos em mais de 45 países. Os microfilmes originais estão depositados nas Montanhas Rochosas do Utah, numa estrutura à prova de sismo e de ataque nuclear que a Igreja designa por Cofre das Montanhas de Granito, já que o depósito guarda as películas sob 200 metros de granito, numa atmosfera com temperatura e humidade controladas. A colecção da Sociedade Genealógica do Utah inclui mais de 2,4 milhões de rolos de registos genealógicos microfilmados, 742 mil microfichas, 310 mil livros, fascículos e outros formatos, 4500 periódicos e 700 recursos electrónicos. A página de Internet alojada em www.familysearch.org informa ainda que a Sociedade Genealógica do Utah disponibiliza um Arquivo Ancestral com mais de 35 milhões de nomes ligados a famílias, um Índice Genealógico Internacional com mais de 125 milhões de nomes e um Arquivo de Recursos de Linhagem, que contém para cima de 80 milhões de nomes, também ligados a famílias".
Todo este investimento, segurança, para reunir esta informação?! Não sei, parece-me estranho, muito estranho. E agora mais intrigado fico. Vou procurar outras e mais respostas.

Sem comentários: