Faleceu hoje, dia 2 de Abril de 2015, o cineasta Manoel de Oliveira que contava já com 106 anos de vida. Nunca gostei do seu trabalho. Aliás, nunca tive pachorra, nunca consegui ver um filme de sua autoria até ao fim. Contudo, isso não invalida o sentimento de perda para a cultura nacional e o reconhecimento pela sua obra. Curioso é o facto de ainda aqui há dias ter lido um artigo na revista Ler, onde, a propósito de um livro - António Ferro, o Inventor do Salazarismo (Dom Quixote), se fala de Manoel de Oliveira como uma das mais pesadas e duradouras heranças desse António Ferro. Bem sei que o momento é de elegia ao falecido, mas as palavras de Orlando Raimundo nesse artigo são marcantes:
«Uma das mais pesadas e duradouras heranças de António Ferro é... Manoel de Oliveira-cineasta. Isso mesmo. A transformação do estouvado corredor de automóveis, de jovem diletante, oriundo de uma família da alta burguesia, em cineasta de talentos duvidosos, passa integralmente por ele. Por estranho que isso possa parecer, passadas mais de oito décadas, o mito e a projecção internacional de Oliveira, que sempre intrigaram o comum dos portugueses, são uma criação conjunta de Ferro e de outro adepto convicto do nacional-fascismo, apoiante incondicional de Salazar e da ditadura: António Lopes Ribeiro, o cineasta oficial do regime». (In revista LER nº 137, pp.116)
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