17 março 2016

mediascape: o Estado desunido do Brasil

As notícias que nos chegam da terra de Vera Cruz não podem deixar de nos preocupar. Contudo, face à pouca informação transmitida pelos media portugueses, que não têm feito mais do que reproduzir aquilo que recebem dos media brasileiros, não estou em condições de tecer grandes comentários, apenas manifestar a minha inquietação face aos perigos eminentes, assim como partilhar a dualidade dos meus sentimentos face àquilo que cá sabemos.
Por um lado, parece-me evidente que existe uma perseguição política, e agora pessoal e de carácter, aos dirigentes do PT e do actual governo. Não é uma teoria da conspiração, nem é a negação dos casos de corrupção, mas parece-me mais um tipo de vingança, por parte de uma determinada parte da sociedade brasileira, que talvez possamos chamar de classe média, media-alta, por tudo o que Lula e os seus governos fizeram pelos milhões de pobres e miseráveis, através de programas alimentares e de educação.
Por outro lado, o comportamento do partido de Lula e Dilma, a reacção à detenção de Lula e agora a sua nomeação para ministro do governo do PT, para lhe garantir imunidade e assim impedir a sua prisão, são atitudes no mínimo intoleráveis em regimes democráticos. Obstrução à justiça, garantindo a liberdade para indiciados pela justiça não é digno, nem coincide com o discurso moral e ético que os mesmos protagonistas, ao longo das suas vidas políticas, sempre defenderam. É lamentável e acima de tudo triste ver um país como o Brasil enterrar-se num pântano político e social. Até quando?

Sem comentários: