09 março 2017

mediascape: velha portugalidade

Depois do tão propalado e infeliz incidente com a conferência que Jaime Nogueira Pinto foi impedido de proferir na Universidade Nova, dei conta da existência de uma coisa chamada "nova portugalidade" e fiquei curioso. Vai daí e pûs-me a googlar e encontrei, para além dos feeds das notícias sobre o caso, uma página de facebook dessa associação(?), movimento(?), ou lá o que isso é(?) e fui conhecê-la. Bem, se a portugalidade nova é isto, se é assim que se apresentam ao mundo, então temos duas hipóteses: ou fugimos para bem longe dessa novidade, ou então rimos a bom rir, pela estupidez e soberba deste(s) indivíduo(s). Eu optei pela segunda hipótese, pois chega a ser vergonhosa a ideia de "novo" Portugal que se defende, pois não é mais do que um saudosismo bacoco dos mitificados feitos dos nossos lusos antepassados, uma glorificação masturbadora de personagens anacrónicos e perdidos na penumbra do tempo, uma sobrevivência ignorante de algo em extinção. Lamento informar, mas o que lá vai, já foi, não volta a ser e Portugal será sempre novo e, em simultâneo, sempre velho. Não tenho dúvidas, este protagonismo mediático foi o clímax de uma existência breve, pois aquilo que aqui se pretende não é uma nova, mas sim uma velha portugalidade.
Não, muito obrigado.

Adenda:
para que não julguem que é conversa minha ou fiada de alguém, deixo aqui duas ligações importantes para perceber ao que esta gente vem...

https://www.facebook.com/novaportugalidade/?ref=ts&fref=ts 
(página facebook nova portugalidade)

http://bomdia.lu/reerguer-a-portugalidade-e-o-dever-da-hora/ 
(um artigo do seu membro fundador(?) - aqui poderão encontrar autênticas preciosidades ou pérolas significantes da ignorância deste rapaz. Leiam, é giro!)

1 comentário:

Anónimo disse...

Same shit but different smell compared to PCP and BE