21 dezembro 2020

mediascape: barbárie


A notícia é do jornal Público e encontrei-a no Twitter. Foi lá que desde logo reagi, perante o horror que os meus olhos viam e liam. Confesso que, num primeiro momento, não acreditei, pensei tratar-se de uma falsa notícia ou uma brincadeira, mas depois a realidade ganhou esta tremenda dimensão e eu fiquei incrédulo. Como é possível tamanha carnificina? Quem promoveu? Quem autorizou? Como é possível?
Esta é uma daquelas coisas que eu jamais irei entender: o prazer de matar animais. A criação de zonas de caça, legais e autorizadas pelo Estado português, é uma licença para este tipo de cenário. Eventos como as montarias são o enquadramento legal que possibilita esta mortandade. Nunca entendi a lógica destes crimes organizados contra a natureza, que se repetem por todo o território nacional. Enquanto autarca em Bragança, questionei várias vezes a autorização e organização deste tipo de eventos, muito populares entre os autarcas locais e representantes associativos, tendo sido inclusive motivo de alguma chacota e desprezo. Enquanto cidadão mantenho a minha afirmação: se eu mandasse proibiria a caça e a pesca. O único evento que estas bestas poderiam organizar seria num recinto fechado, cada um com a sua arma, até um deles conseguir caçar todos os outros. Seria muito divertido e propenso a sorrisos, trofeus e selfies no final. Assim, bem depressa teríamos um mundo muito melhor.

Sem comentários: