17 dezembro 2015

baú da memória XI

Foi no longínquo ano de 1991 que este momento aconteceu. Em final de primeiro período, o nosso grupo resolveu (digo resolveu, porque já não me lembro de quem foi a ideia, nem porque houve esta iniciativa) organizar um sarau cultural, ao qual deu o nome de ERECTOMANIAS - acrónimo de espectacular reportório encenado com todos os malucos. Aintão ninguém ia acreditar sebisse*.
A recordação dessa manhã de 17 de Dezembro de 1991 é muito boa e aquilo que se fez nesse último dia de aulas, trouxe-nos relativa fama e prestígio na comunidade escolar, assim como a reprovação no ano lectivo para alguns de nós.
Do programa vastíssimo e de enorme qualidade, praticamente todo improvisado, houve momentos muito bons e que jamais esquecerei. Um deles foi o Natal do Joãozinho, aproveitando o facto de termos efectivamente um Joãozinho no grupo, dedicamos-lhe este momento.
Ficam três registos desse espectáculo, que implicou toda a turma e mais alguns amigos e amigas que connosco estavam regularmente.


(alinhamento do espectáculo in Xavier, Jaime e Vale, Luís (1995), Conferências da Varanda, Vila Nova de Gaia, edição dos autores)


(letra da música Natal do Joãozinho, com a data e nome dos intervenientes, acervo Luís Vale)


(fotografia do ensaio final dessa performance. Em primeiro plano, Joãozinho, em segundo plano e da esquerda para a direita, Daniel, João Paulo, Jaime, Zé e Luís)



* In Xavier, Jaime e Vale, Luís (1995), Conferências da Varanda, Vila Nova de Gaia, edição dos autores.

Sem comentários: