27 maio 2009

Feira do Livro do Porto

Aproveitando a desculpa esfarrapada de não conseguir arranjar estacionamento, escapei-me do escritório durante toda a tarde. Encostei o carro perto de uma estação do metro e, através deste, fui até aos Aliados conhecer a "nova" Feira do Livro - 79ª edição. Estava um calor infernal e a primeira crítica vai para a falta de sombra e de espaços sombra. Talvez ao final do dia e à noite seja agradável, mas durante a tarde, impossivel. Depois, os stands de cada editora e livraria para além de exíguos, não têm muito espaço para expôr os livros, o que me leva à segunda crítica, pois este formato dos stands faz com que os livros não estejam acessíveis, quer à vista, quer ao manuseamento, o que é mau para mim e para o próprio conceito do evento.
Mas no meio disto ainda consegui encontrar e comprar, com agradável desconto de 20%, alguns livros que faziam parte da minha lista de pretenções. Assim, poderei dizer que gostei de ver a Feira do Livro de regresso ao coração da cidade e que, apesar do imenso calor e da imensa falta de dinheiro, passei uma excelente tarde de veraneio.
Compras de hoje:
- Bourdieu, Pierre, 1998, O que Falar quer Dizer, Lisboa, Difel;
- Taylor, Charles, 1994, Multiculturalismo, Lisboa, Instituto Piaget;
- Pina Cabral, João e Matos Viegas, Susana de, 2007, Nomes - Género, Etnicidade e Familia, Coimbra, Almedina;
- Vasconcelos, José Leite de, 2007, Etnografia Portuguesa (volume IV), Lisboa, Imprensa Nacional - Casa da Moeda;
Compras de tempos anteriores:
- Steiner, George, 2002, Depois de Babel, Lisboa, Relógio D'Água;
- Costa, Alfredo Bruto da, 2007, Exclusões Sociais, Lisboa, Gradiva;
- Cadernos de Literatura Comparada - nº 16, 2007, Paisagens do Eu: Identidades em Devir, Porto, Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa;
- Fernandes, Sónia, 2009, Sobreviver em Missão, Porto, Pista Mágica;
- Page, Martin, 2008, A Primeira Aldeia Global, Lisboa, Casa das Letras;

Sem comentários: