27 abril 2020

enclausurado XXXVII

praia

Quando se começa a perspectivar o levantamento, ainda que gradual e cauteloso, das imposições relativas ao Estado de Emergência e ao confinamento em que temos vivido, aquilo que logo começou a preocupar o tuga foi saber se no Verão poderia ir para a praia. Muito se tem debatido essa possibilidade, motivando até declarações oficiais por parte do Governo. Também já encontrei várias ilustrações e fotografias ridicularizando essa possibilidade. Não sei, nem me importa se será permitido ou não ir para a praia. Eu não irei. A mim faz-me falta ir para a beira-mar ou rio desfrutar de uma boa sombra e bebidas frescas, mas estou já mentalizado para a impossibilidade de o fazer num futuro próximo.
Espanta-me como possa existir quem pretenda passar de um estado de reclusão e afastamento social para um estado de confusão e amontoamento social. Ou muito me engano, ou correremos o risco de uma regressão da pandemia e, por isso, considero que o mais avisado teria sido o Governo ter mantido as praias fechadas e esperar mais um ou dois meses para anunciar o que fosse sobre esses lugares de socialização.

Sem comentários: