20 abril 2012

estado de negação, arrogância intelectual e pretensiosismo provinciano

Foi notícia no dia de ontem, aqui, que a "Europa está a criar um movimento alternativo ao pensamento que levou à crise actual". Muito bem, pensei eu. Problema desta notícia é que essas palavras vêem da boca do líder parlamentar do PS, Carlos Zorrinho. Mas diz mais. A partir de Roma, onde, segundo o próprio, está para participar na segunda Conferência de Líderes Parlamentares Progressistas, afirma que foi convidado (?!) para "fazer sessão de abertura" e que o objectivo é, passo a citar:
“É um encontro que visa constituir uma base, uma rede, de partidos progressistas à escala europeia, mas também à escala global, para conjuntamente formarem uma resposta às políticas neoliberais que têm vindo a criar tantos problemas em Portugal e também na Europa e no mundo”
Curioso o estado de negação no raciocínio deste "novo" iluminado, acabado de sair das trevas de um governo socialista, quando diz:“Julgo que se está aqui a iniciar um importante movimento alternativo ao, digamos, pensamento único que nos conduziu ao beco difícil em que estamos hoje.
Carlos Zorrinho termina a sua auto-elegia dizendo:o facto de o Partido Socialista português ter sido convidado” para estar na sessão abertura deste encontro de Roma, onde estão presentes “altas personalidades como Elisabeth Guigou [ex-ministra das Finanças francesa] ou Massimo D’Alema [ex-primeiro-ministro italiano]” e de António José Seguro estar presente no encerramento, também ao lado de “altas personalidades” europeias, “mostra bem importância que neste momento as posições do Partido Socialista português têm. Aqui, já estamos todos a rir à gargalhada, pois não só o PS não tem tido qualquer posição, quanto mais relevância nacional ou europeia, como essas ditas "altas personalidades" foram, tal como o PS, igualmente responsáveis pelo estado a que chegámos.
Por fim, digo eu, que raio de autoridade terá este senhor para se promover a arauto dos pensamentos alternativos para a Europa?... Será que estes iluminados não têm vergonha na cara e se apercebem que o seu cu, não cabe nestas calças, ou como se diz na minha terra, a sua cara não bate certo com esta careta?! Pudor, senhores, pudor...
(negritos meus reforçando a minha percepção da palhaçada)

Sem comentários: