29 setembro 2017

regras básicas de racionalidade, de método e os embustes (2)

- Parte 2 -
Comprei recentemente este livro, pois trata de algo muito importante nos dias de hoje: na era da pós-verdade e dos factos alternativos, todos os dias parecem 1 de Abril. Este livro procura ajudar as pessoas a não serem enganadas por afirmações falsas e sem valor, apresentando um conjunto de exemplos de cariz duvidoso. Ensina e promove o uso do pensamento crítico e racional, com apoio do método científico, e promove o desenvolvimento de uma postura céptica face a tudo quanto nos é impingido, ensina a distinguir a ciência da pseudo-ciência, hoje em dia tão difundida por todo o lado.
Comprei este livro para aprender, mais e melhor. Comprei este livro pela sua dimensão pedagógica e como ferramenta para, depois, partilhar com os meus alunos. Será uma das minhas referências bibliográficas, já neste ano lectivo, para a cadeira de Epistemologia.
Paulo Pinto, no blogue Jugular, faz uma apresentação detalhada e crítica deste livro. Aconselho a sua leitura através do link - abaixo entre parêntesis.

É um verdadeiro manual de iniciação científica sobre dúvidas correntes que nos invadem o quotidiano, os murais, as notícias e os fóruns. Um verdadeiro guia sobre crendices, mitos, desinformação, temores e terrores da era global, que busca – e alcança plenamente – um único objetivo: informar o que diz a ciência acerca de cada um deles. O principal mérito desta primeira obra do Comcept é o de conseguir esclarecer evitando juízos de valor ou considerações morais ou religiosas. (Paulo Pinto, in jugular)

Sem comentários: