26 julho 2024

calafetado

"Regresso de Lisboa ao Porto, no comboio, calafetado em leitura. Ai, esta forma de analfabetismo da vida que consiste em ter sempre o nariz enfiado num livro!"
Mário Cláudio, in Diário incontínuo, Jornal de Letras nº 1403, Julho 2024.

15 julho 2024

grande questão existencialista

"Perto do final, Paulo Furtado desceu do palco. A multidão de admiradores aproximou-se, como é natural, querendo fotografar-se ao seu lado. Só que Tigerman pediu-lhe que recolhessem os telemóveis: 'Vamos guardar este momento só entre mim e ti'.
Tocou aqui numa das grandes questões da assistência a grandes concertos nos últimos anos: a indecisão entre filmar e viver o momento. Parte do público parece preferir assistir ao concerto através do telemóvel, para assim guardar uma memória, ou partilhar a experiência na rede social, do que verdadeiramente desfrutar daquele momento. A virtualidade sempre a ganhar pontos ao real."
Manuel Halpern in Jornal de Letras nº 1402, Junho 2024.

10 julho 2024

viajar no tempo

Muitas vezes, ou pelo menos algumas, damos por nós a pensar como, caso fosse possível, alteraríamos algumas atitudes, comportamentos ou escolhas feitas, algures no nosso passado. Se pudéssemos viajar no tempo alteraríamos alguma coisa? Pois bem, a verdade é que esta questão e as possíveis respostas a ela comportam uma incompatibilidade fenomelógica insanável, logo, jamais será possível tal viagem.

05 julho 2024

ao espelho


01 julho 2024

"o barco vai de saída"


Normalmente é pela rádio que sei destas notícias. Morreu o Fausto Bordalo Dias, reconhecido apenas por Fausto. Há muito seu admirador, sempre o apresentei como o melhor de entre aqueles que gosto e ouço. Assisti a dois concertos dele, um no Porto e outro em Bragança, e ao concerto dos Três Cantos (Fausto, Sérgio Godinho e José Mário Branco), no Coliseu do Porto. Lamento o seu desaparecimento e tenho a certeza de que continuará por muito tempo a ser uma referência incontornável da nossa música. O barco enfim saiu.