11 abril 2011

bravo

Hoje cheguei a Bragança e reencontrei a minha criança, que tinha vindo uns dias antes para casa dos avós. Quando me sentei com ela, perguntando-lhe pelo que tinha feito, logo me quis mostrar as novidades, que segundo o seu juízo, são exclusivamente as novas "coisas" que lhe ofereceram. Mostrou-me várias bugigangas apropriadas para uma miúda de nove anos, mas mostrou-me também uma revista Bravo, versão portuguesa, que pedira à Avó. Nesse momento fiquei incomodado, uma vez que me lembro perfeitamente de também a ter comprado na minha, cada vez mais longinqua, adolescência. Nunca me passara pela cabeça que os jovens de hoje, em Portugal, ainda se sentissem atraídos por esta publicação, cuja origem, se não estou em erro, era e é alemã. Muito menos imaginei que mesmo em Português esta revista atraísse crianças e pré-adolescentes. No meu tempo, que aconteceu na segunda metade da década de oitenta, apenas existia em Alemão, portanto, bem se pode perceber que apenas nos interessavam as imagens, os posters e uns pequenos autocolantes que colávamos nas capas da escola. São vagas as memórias dos seus conteúdos, mas recordo bem uma secção, que presumo, seria de sexologia e onde algumas imagens a cinzentos nos permitiam ver alguns pares de mamitas desnudadas. Que excitação, meu deus...

adenda - Ao escrever este texto, senti-me tal e qual o Nuno Markl na sua rúbrica Caderneta de Cromos. Tenho quase a certeza que ele já falou do cromo "Bravo". O que disse já não recordo, mas tal como eu, também ele na sua adolescência foi um assíduo cliente.

1 comentário:

clepsydra disse...

Amigo
Há muito que não me "passeava" pelas tuas palavras...que vergonha minha, eu sei.
Ao fazê-lo deparei-me com posts que me lembraram, novamente, que estou falta (duplamente) contigo, mas isso fica para outros "ajustes". Relativamente a este tema, muito embora, ao contrário de muitos adolescentes da altura, nunca tivesse sido fã da revista Bravo nem posteres de cantores (eu sei...sou esquisita) sou fã da caderneta de cromos e por isso aqui te envio a ligação da Rádio Comercial sobre o tema:

http://podcastmcr.clix.pt/rcomercial/rubricas/cadernetadecromos/cdc_edicao2_07_12_2009.mp3

Um beijo.
Fátima R.