25 março 2026

bibliotecas privadas

No passado Sábado, dia 21 de Março de 2026, na sua coluna semanal do jornal Público, José Pacheco Pereira, escreveu sobre as bibliotecas pessoais um texto muito sentido, de verdadeiro e bonito. Poderia digitalizá-lo e colá-lo aqui, seria mais fácil, mas prefiro relê-lo e ir partilhando aquilo que me parece mais interessante.

"AS BIBLIOTECAS PESSOAIS COMO RETRATO"

"Há muito que se pode aprender no mundo das bibliotecas pessoais e sem ele tudo fica mais pobre, mas nos nossos tempos isso é a regra"

"Estamos numa época de desvalorização do livro, logo, das bibliotecas pessoais. Não adianta vir com estatísticas de leitura, nem de vendas nas livrarias [...] sem ter em conta o outro lado, que é o da desaparição das bibliotecas pessoais como extensão identitária de uma vida, seja intelectual ou académica, seja apenas dos livros que se leram, [...]. Refiro-me a bibliotecas que não são de bibliófilos, não têm raridades, apenas livros comuns."

"As bibliotecas pessoais suportam mal a sua transmissão por morte do seu criador, e a maioria acaba mal. Hoje é infelizmente comum a desaparição das bibliotecas pessoais, que as bibliotecas públicas não aceitam receber, [...] que filhos e netos não querem, também muitas vezes por [...] escassez de espaço nas novas casas, e que são vendidas ao desbarato, algumas vezes ao peso, deitadas ao lixo ou destruídas."

"Uma ideia perniciosa é de que muita biblioteca pessoal "não tem interesse", são "refugo" de repetidos que ninguém quer, e isso ajuda a uma desvalorização objectiva de livros que podem e têm função. Uma dessas funções é ajudar o mundo dos excluídos dos livros e das bibliotecas.  [...] Mas há muito que se pode aprender nas bibliotecas pessoais mais comuns, precisamente por serem pessoais. [...] As bibliotecas pessoais são um retrato muito fidedigno do seu criador."

"Há muitas, mas naquilo que é a "voz" das bibliotecas pessoais, muitas vezes com surpresas, dedicatórias, sublinhados, papéis metidos no interior dos livros. Um mundo."

Sem comentários: