08 julho 2007

Sete Maravilhas!?....

Muito hesitei em escrever o que quer que fosse sobre este festival dos monumentos. Mas, por fim, achei conveniente partilhar as seguintes considerações:

Concordo que, passados cerca de 2500 anos sobre a anterior eleição, era já tempo de a "sapiencia" se dedicar à análise e ponderação do que de mais importante e significativo existe no mundo, tendo como principal critério, a valoração enquanto património para a humanidade. Até porque das antigas sete maravilhas só uma resiste e grande parte delas mais do que qualquer valor material, estavam impragnadas de valorizações simbólicas e discursos míticos (por exemplo, os jardins suspensos da Babilónia provavelmente nunca existiram). Esta valorização simbólica transformava-as em maravilhas, resultado do trabalho extraordinário dos antigos e quase inatingíveis ou irrepetíveis.

O que agora aconteceu não foi nada disto. Mesmo concordando genericamente com a lista dos 21 candidatos, o método utilizado não foi o correcto, transformando aquilo que deveria ser uma referência para toda a humanidade, em algo parecido com um festival da canção, ou um Big-Brother... substituindo a sabedoria de um conjunto de individualidades que outrora se reuniu e magnanimamente elegeu as antigas maravilhas, pelo democrático televoto e o moderno netvoto, delegando na sabedoria e nos conhecimentos das massas (ignorantes, iletradas e info-excluídas) a responsabilidade dessa decisão.

Como se o acumular de votos destes anónimos e ignorantes fosse a garantia de qualidade e de excepção desses monumentos!?... vejam o exemplo do Cristo Rei do Rio de Janeiro... como pode alguém considerar aquilo uma maravilha!? Quanto mais ser eleita uma das sete!?.... Então e as Pirâmides de Gizé!?... as únicas que ainda eram (até ontém), hoje foram ultrapassadas e perderam tal estatuto. Como!? Uma palavra também de reconhecimento para os muitos monumentos ou lugares que, edificados pelo homem, teriam aqui lugar e em muito dignificam a nossa condição de humanos e "construtores".

Enfim, mais um momento de consumo imediato, que custou milhões de euros e dolares e que, concerteza, alguns poucos beneficiaram e muito com o mesmo, mas que ninguém racional e inteligente pode aceitar. A propósito, a UNESCO, que é quem se dedica a estes assuntos do mundo, desde sempre se demarcou desta iniciativa...

As antigas e ainda muito válidas MARAVILHAS:
Pirâmides de Gizé
Jardins Suspensos da Babilônia
Estátua de Zeus em Olímpia
Templo de Ártemis em Éfeso
Mausoléu de Halicarnasso
Colosso de Rodes
Farol de Alexandria

Sem comentários: