26 março 2009

instantes urbanos II

Caminhavam à minha frente num qualquer passeio de Vila Nova, agora cidade de Gaia, duas senhoras que pela aparência vivem entre a quarta e a quinta década das suas vidas. Deslocavam-se ao ritmo de um empolgado diálogo, que o meu andar não conseguiu mais do que acompanhar. Não pude saber o início da conversa, mas a partir do momento em que privei com a sua cumplicidade, logo percebi que se tratava de conversa de professoras. Poderei até ser acusado de violação de alguma privacidade, pois não estava mandatado para ouvir o que fosse, mas o que ouvi foi mais ou menos isto:
Professora A - Não dá mais! É por demais!...
Professora B - Tens razão. Não me lembro de semelhante em tantos anos de escola.
Professora A - O que estes fulanos andam a fazer, não sei onde se foram inspirar!?...
Professora B - Viste as imagens da Ministra no parlamento?
Professora A - Quando!?
Professora B - Ontem. Ela foi lá com os Secretários de Estado responder aos partidos...
Professora A - Não, não vi. Nem sabia disso. O que se passou?
Professora B - Eu não sei, mas daquilo que mostraram só falaram os Secretários de Estado e muito arrogantes. A Ministra quase não disse nada.
Professora A - Mas quem são esses fulanos!?... Alguma vez terão entrado numa escola e numa sala de aulas!?... Não me parece.
Professora B - Podes crer.
Professora A - Sabes!? Eu há mais de 20 anos que não voto em nenhuma das eleições. Nunca me interessei muito por política.
Professora B - Nem eu. Mas costumo votar.
Professora A - Pois. Mas este ano vou votar e nas eleições todas. Não sei em quem, mas nem que seja no CDS ou no BE. Não me interessa. O que não quero é que estes sujeitos continuem no poder. Não prestam!... Mas é que não prestam mesmo!

1 comentário:

tabarish disse...

Pois é professora A. Andou a dormir nestes 20 anos... é pena que só se tome consciência das coisas quando nos afectam directamente...