17 maio 2011

cambalhota epistemológica pessoal

A noite de ontem foi, passando a redundância, particularmente singular. Depois de uma viagem de ida e volta tardia entre o Porto e Bragança, para compromissos políticos e autárquicos, o sobressalto das insónias do mais que pequeno que temos em casa, obrigou-me a vigília pela madrugada dentro, praticamente até ser novo dia e começar a ouvir as aves que habitam nas redondezas nos seus afazeres madrugadores. Escusado será dizer que a manhã do dia de hoje não iria existir e dela nada recordaria, pois pretendia acumular mais algumas horas de sono. Às tantas e quando já estava bem adormecido, o telemóvel toca e desperta-me. Tento perceber quem me liga, mas o número não é reconhecivel. Faço um esforço por estar desperto, recomponho a voz e atendo. Do outro lado, uma voz feminina, objectiva e simpática, pergunta-me se estarei interessado e disponível para leccionar, em substituição, uma unidade curricular de vários cursos da Escola Superior de Saúde Jean Piaget em Gulpilhares. Muito surpreendido, mas tentando não deixar transparecer essa surpresa, disponho-me a reunir "urgentemente" com a direcção da escola, na tarde de hoje, logo depois do almoço. Ok. Combinado, avancei eu. Por já não ser propriamente um iniciado destas andanças, não criei demasiadas expectativas, e fui à reunião, imaginando que seria um de entre vários candidatos ao lugar. Reuni com a directora da escola e outra colega, que logo me apresentaram a unidade curricular em questão e a urgência desta substituição. Quiseram saber da minha disponibilidade para começar, sei lá, hoje... ok, combinado, disse eu. Pronto. Começo no próximo dia 19, depois de amanhã, com uma turma de 60 alunos e durante 4, repito, 4 horas de aula. Ok, combinado, tremi eu. Entretanto, trouxe dois sacos cheios de bibliografia da biblioteca da escola, um dossier do anterior professor e um programa para reconstruir até 5ª feira, ok, combinado, angustiado eu. Agora adeus, vou rezar, quer dizer, vou trabalhar. Sou assim e durante algum tempo, professor de Antropossociologia e de Trabalho de Campo Antropológico.

Sem comentários: