06 maio 2011

jarolda de jogos populares

apresentação
Num jornal eminentemente dedicado ao desporto pareceu-nos importante e enriquecedor incluir um espaço semanalmente dedicado à recolha das manifestações lúdicas populares. Procuraremos recolher informações junto das populações da região transmontana - distrito de Bragança, acerca daquilo que são e, principalmente, eram as suas práticas de jogo. Práticas recreativas, mais ou menos espontâneas, cuja finalidade era e é o prazer e o divertimento, estão quase exclusivamente associadas à jarolda, ou seja, ao tempo-livre e ao tempo de descanso dos indivíduos. Contudo, também poderemos encontrar e registar jogos associados ao tempo do trabalho, mormente agrícola e pecuário, assim como a actividades fortemente imbuídas de sacralidade, quando associadas a qualquer culto ou ritual religioso. Todas estas actividades lúdicas estavam, e em muitos dos casos, estão ainda, carregadas de simbologias e significados que importa conhecer. Muito daquilo que é o ethos local, pode ser percepcionado também através do acto de jogar…
Sem qualquer intenção de procurar ou encontrar o único ou o autêntico e sem qualquer ordem pré-estabelecida ou qualquer hierarquia geográfica ou simbólica, tentaremos associar os jogos à época do ano ou período em que originalmente se joga e assim serão aqui apresentados. Objectivo último deste espaço, para além do seu carácter informativo, será a recolha etnográfica que, consideramos, importa fazer.
Procurando uma maior interactividade entre o jornal e os seus leitores, gostaríamos de vos desafiar para contribuírem e nos enviarem informações acerca dos jogos que jogam ou jogavam nos seus tempos livres e de descanso. Teremos todo o gosto em conhecer práticas lúdicas singulares e/ou extintas. Poderão sempre entrar em contacto connosco através do email jaroldeiros@gmail.com ou do nº de telefone 273300500/273329600.
A Direcção.
(publicado no Jornal Informativo Desporto, dia 3 de Maio de 2011)

Sem comentários: