30 maio 2011

cidadãos soberanos

Uma noite destas, enquanto preparava aulas, tendo a TV ligada na SICN, pude assistir ao programa 60 minutos da CBS. Uma das reportagens era sobre os "Cidadãos Soberanos" Americanos e eu, não tendo qualquer referência sobre o assunto, fiquei curioso. Afinal o que são esses cidadãos soberanos? Pelo que pude compreender, são indivíduos que se consideram tão ou mais soberanos do que o Estado e seus representantes, ou seja, consideram-se no direito e no dever de andar armados e não respeitar as instituições do Estado, não pagam impostos, nem respeitam os políticos eleitos democraticamente. Aliás, um dos seus objectivos é abater a classe política. Sem qualquer tipo de organização militante, têm lideranças carismáticas por todo o país. Têm programas de rádio, páginas e blogues na internet por onde divulgam e difundem o seu ideário. Fiquei impressionadíssimo com a frieza e a gravidade com que alguns dos líderes entrevistados defendem suas ideias. Fiquei assustado só com a ideia da sua existência. Mesmo sabendo que os EUA são uma sociedade heterogénea e cheia de contrastes e contradições, não posso deixar de manifestar o meu desassossego e inquietação pelo perigo que representam para a nossa civilização estes radicalismos ou anarquismos. Eu que até tolero alguma agitação social, alguma resistência social perante o Estado e seus representantes, como forma de manifestação e, de alguma forma, equilibrio de poder sobre o Estado e suas instituições, não posso deixar de repudiar tais comportamentos e de manifestar o desprezo por tal ignomínia.

Sem comentários: