14 outubro 2016

materialidade e metamorfose de joan miró

(sem título, óleo sobre cartão, 1935)

Aproveitando o vazio do inicio de tarde desta sexta-feira, tentando fugir às confusões dos fins-de-semana, fui a Serralves ver a famosa e mediática colecção de Joan Miró. Instalada em várias salas da casa principal de Serralves, a colecção contempla setenta e oito obras do artista catalão. Expressiva, intensa e impressionante obra, nalguns casos pela simplicidade do traço, das cores ou das morfologias, noutros pela complexidade das perspectivas e pela exploração dos materiais. A mim impressionaram-me particularmente seis ou sete trabalhos e a que mais gostei é a que em cima reproduzo (pedindo desculpa pela fraca qualidade da câmara do meu telemóvel).
Numa outra abordagem, agora e com mais propriedade, eu diria que aqueles que um dia pensaram desfazer-se deste imenso património são umas bestas, sem uma réstia de sensibilidade e incultos, mercadores do vil metal cujo fito é sempre e exclusivamente o dinheiro.
Meus senhores, minhas senhoras, meninos e meninas, não deixem de visitar esta colecção, pois é o único e o autêntico em todo o seu esplendor.

(na sala 4 da exposição, junto do referido quadro e para memória futura)

1 comentário:

Anónimo disse...

Oh Vale, estas um senhor.... :D