17 março 2020

nostalgia

Temos assistido, através da comunicação social e, principalmente, das redes sociais, ao comportamento dos indivíduos, não só em Portugal, como um pouco por todo o mundo, naquilo que é a habituação às novas rotinas que, ainda que em formas e intensidades variadas, a população mundial vai experimentando. Uma dessas formas de reagir ao isolamento social tem sido cantar, à janela ou varanda, a solo ou em coro, e uma das muitas imagens que nos chegou de Itália, talvez a primeira delas, foi esta. Comovido, fiquei logo agarrado a ela e tenho-a visto repetidamente, pois para além de todos os significados actuais e da força que manifesta, remete-me para a nostalgia de um tempo e lugar da minha infância e que, sei, não voltarei a experimentar... também na "minha" aldeia, em dias de grandes jeiras e depois do jantar reforçado, bem comidos e bebidos, os homens saíam para a rua escura e percorriam as canelhas e ruas cantando modas antigas, motivando quem estava em casa a vir à porta e, muitos, a juntarem-se ao grupo e à ronda.

Sem comentários: