10 setembro 2008

À procura de Higgs

Mas quem será esse tal de Higgs, que leve a tamanho investimento mundial!?... Então não é que supostamento hoje o mundo poderia ter sido engolido por um buraco negro e ninguém me avisou!?... então e tudo aquilo que eu tinha para finalizar!?... Só agora o soube, agora que o dia chega ao fim e o perigo já passou.
Fiquei fascinado com o relato do início da experiência LHC (Large Hadron Collider), utilizando uma gigantesca máquina aceleradora de particulas, levado a cabo pelo CERN (Laboratório Europeu de Física de Partículas) que poderá permitir recriar o momento do Big Bang. Consegui perceber, como em tantos outros momentos, muito ruído, muita especulação pífia, muita teoria da conspiração construida (e desconstruida) e até tentativas jurídicas de anulação desta experiência. Mas ela aconteceu mesmo e ainda bem. É sem dúvida um grande momento para a ciência e para a compreensão do nosso (e outros) universo(s). Para além do mais, e como alguém escreveu na esfera dos blogues, estará aqui a janela para o reforço da ideia de dimensões extras, de universos paralelos e logo para a imortalidade da alma, ainda que em outras dimensões, seja o Céu ou o Inferno.
Por fim uma imagem que ilustra bem o pormenor e a segurança de tal realização. Podemos todos ficar descansados, pois haverá sempre antídotos para todos os males...

(talvez devesse haver mais destes sistemas de emergência por todo o mundo!.. Certo!?...)

Sem comentários: