15 setembro 2014

feira do livro do porto

Aproveitei o fim-de-semana para ir conhecer a "nova" feira do livro da Invicta. Sendo um visitante e comprador assíduo, era com grande expectativa que aguardava esta edição, esta nova vida da feira. Sem conhecer os pormenores e os bastidores de toda a incompatibilidade entre a APEL e a CMP, foi com satisfação que vi a iniciativa da Câmara do Porto ao assumir a organização deste histórico evento da cidade. Depois a feliz escolha do local, os jardins do Palácio de Cristal, que são para mim e sem qualquer dúvida o melhor local para acolher um certame deste género. A ideia de ter levado a feira, durante alguns anos, para a Avenida dos Aliados foi peregrina e esse local, apesar de central, é um local inóspito, sem sombras, sem equipamentos de apoio, sem lugares sentados, pouco convidativo e, não menos importante, sem estacionamento. Muito pouco propício para o passeio, para a contemplação e para a leitura.
Foi uma rica tarde que a família passou entre livros, actuações de rua e passeio pelos espectaculares, sombrios e frescos jardins do Palácio de Cristal. Mesmo não tendo encontrado nada de muito interesse para mim e por isso não ter comprado nenhum livro, gostei muito de perceber as diferenças nos expositores: Muitos livreiros, pequenos livreiros, muitos alfarrabistas e de vários locais do país, grande variedade editorial e gráfica.
Para além de esperar que assim volte acontecer, acho que durante os próximos dias ainda lá vou outra vez, talvez numa hora em que haja menos confusão. É verdade, dizem-me que a LeYa não estava lá. Não lhe senti a falta e assim está bem.

Sem comentários: