03 setembro 2018

coesão territorial

Ao ler a entrevista do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa ao Expresso e ao perceber a sua intenção de impor ao Governo, em sede de orçamento de Estado, a redução dos preços dos passes sociais de Lisboa e dos 18 concelhos que pertencem à Grande Lisboa, lembrei-me de imediato daquele projecto "Movimento pelo Interior" que apareceu com grande protagonismo mediático algures no mês de Maio, ou seja, há cerca de quatro meses, com um programa subscrito por várias luminárias, especialistas e reconhecidos académicos, e composto por um conjunto de medidas que prometiam inverter o eterno e crónico abandono do interior do nosso país.
Pois bem, mesmo com esse relatório e essas propostas em mãos, o Governo não consegue inverter, ou pelo menos simular essa inversão do forte centralismo da capital. Não só não vamos ter qualquer medida efectiva de promoção do interior, como vamos reforçar o peso de Lisboa e suas populações na despesa no Orçamento de Estado que se avizinha.
Na altura em que foi conhecido o documento desse Movimento pelo Interior, não tendo tido tempo para o ler com atenção, imprimi-o e guardei-o para estes dias de férias. Está lido e avaliado. Em breve trarei aqui as minhas considerações. Em todo o caso, mais do mesmo!... com aparato, com pomposos signatários, com luzes e laçarotes, mas nove fora nada. Certo?!

2 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia. Acerca da "intenção de impor ao Governo" que todos os portugueses paguem os transportes públicos de pobres e ricos da metrópole lisboeta nada... Vamos a isso... eles merecem...

Unknown disse...

Então o BE não diz nada? É mais públicas virtudes e vícios privados!