11 fevereiro 2007

Declaração de Voto

Sim ganhou. E nada mais será como até aqui. Sem qualquer equivoco ou dúvida a sociedade portuguesa deu um salto civilizacional. Acima de tudo foi uma vitória da sociedade.
Curiosa a distribuição dos votos pelas diferentes regiões do país, que permitirão análises e interpretações várias. Realço, neste primeiro momento, as diferenças entre o norte e o sul e, também, entre o interior e o litoral. Relativamente a Bragança, os resultados foram inversos ao score nacional e destaco, pela negativa, a enorme abstenção: acima dos 65% (uma das mais elevadas do país).
Por fim e pela positiva, a evolução do Sim em Bragança, de 22,65% em 1998 para 41% em 2007. Ainda há quem diga que não vale a pena... continuo a acreditar que vai acontecer!

2 comentários:

tabarish disse...

Só daqui a 2 ou 4 gerações... aqui se vê que no que diz respeito à politica portugal deveria ser só de coimbra para baixo (excepção feita ao porto). Os progressistas não gostam do interior nem do norte! abraços

Ramon disse...

Tabarish... isso não faz sentido nenhum. No que respeita à política?! Não gostam do interior e do Norte? Qual interior? Porque é que são progressistas? Que é isso? Não percebo.
Oliveira. Discordo do teu ponto de vista. Em primeiro lugar, a análise dos resultados do referendo tem de ser vista a partir de um claro contraste Norte/Sul e não Interior/Litoral. Depois, não vejo como é que o resultado significará um avanço civilizacional, da mesma forma que a vitória do não, nunca representava um atraso do país seja no que fosse.
Um abraço