30 janeiro 2009

acordo ortográfico.... (uma vez mais)

Lí hoje na edição online do jornal SOL, uma entrevista ao ministro da Cultura, onde afirma que quer que o Acordo Ortográfico, «o mais tardar em 1 de Janeiro de 2010», seja aplicado «a nível oficial e em todos os meios de comunicação social». Quanto aos críticos do Acordo Ortográfico, o ministro entende que «todas as pessoas são livres de escrever como quiserem». Mas pretende que «integrem a nova forma» e, por ele, «quanto mais cedo melhor». Não deixa, no entanto, de deixar uma palavra aos que «trabalham com a língua quotidianamente - os grandes escritores, os poetas». Estes poderão escrever português como entenderem. O ministro garante que não levará a mal.
Então só os grandes escritores é que poderão escrever como bem entenderem!?... mas então e os pequenos escritores!?... e os outros!?... serão obrigados a!?.... (até aqui há descriminação - chamemos-lhe sectarismo intelectual).
Mas afinal de contas, quem é ele para levar ou não a mal!?...
Na mesma secção de cultura deste jornal online, a noticia de que Inês Pedrosa aproveitando o lançamento de um livro seu no Brasil, criticou o acordo afirmando que a adopção de uma grafia para unificar documentos não é importante, até porque muitos acordos acabam por não ser cumpridos. O importante seria que os países da CPLP se unissem para defender e promover a sua cultura.
Nota: como Inês Pedrosa pertence ao tal grupo dos "grandes escritores" pode dizer, fazer e escrever como bem entender. Certo?

Sem comentários: