25 junho 2010

encantos das cidades pequenas

Viver numa cidade grande é confortável, talvez até mais fácil. Habituamo-nos muito rapidamente a ter tudo numa relação de proximidade e de fácil e rápido acesso, sem a obrigação de nos relacionarmos com alguém, ou sequer cumprimentar-mos alguém. Isso, confesso, agrada-me.
Definitivamente, fascinam-me as cidades pequenas. A vida dos lugares pequenos, da rua e do bairro. As rotinas quotidianas e o reconhecimento de quem passa na rua, de quem é freguês dos mesmos lugares ou cliente dos mesmos espaços. Nas cidades pequenas, ou pelo menos mais pequenas, o andamento é outro. A vida, parece-me, corre num ritmo mais lento, respira-se outro ar e o tempo transfigura-se, dando-nos como que, mais tempo.
Eu gosto de lugares como este, pequeno e calmo, onde há espaço e tempo para viver ao ar livre. Faz-me falta essa liberdade. Eu gostava de viver num lugar assim, talvez mais a Norte, preferencialmente com menos calor e, se possivel, com menos turistas.

Sem comentários: