16 dezembro 2010

à boa e antiga maneira

Bem sei que o seu aspecto não é minimamente interessante, mas acreditem que o sabor é divinal. Falo-vos dos "velhinhos" rojões feitos ao jeito da minha avó e de todas as avós de Vila Boa. Aproveitando a carne da barriga e da barbada do porco, fazem-se no pote ao lume, apenas com a gordura da própria carne. Uma especialidade que, infelizmente, ao longo dos anos tem vindo a desaparecer da minha vista e do meu paladar.
Hoje, ao chegar a casa, fui surpreendido por esta amostra vinda directamente da aldeia, especialmente para mim e para o meu pai, ou melhor e para dizer a verdade, especialmente para o meu pai e, depois, um pouco para mim e demais família... Mas como são bons. Era capaz de acabar com eles de uma vez só. A sério. Que rica merenda, três rojões bem entremeados, um naco de pão de trigo e dois copitos de tinto. Está feito. Amanhã há mais, ou não...

Sem comentários: