06 abril 2007

6ª feira a santa

No dia em que, dizem, Cristo foi crucificado, instituiu-se dia de descanso. Muitos, pertencentes à comunidade de Cristãos e, depois, à de Católicos, dedicam este dia à sua religião. Os especialistas desta religião, aqueles que organizam e estruturam toda a teoria e prática religiosa, determinando aquilo que pode e deve ser alvo de culto e veneração, assim como definem as noções de "bem" e "mal", impuseram, num passado bem longínquo e, para mim, desconhecido, que neste dia, se impunha à comunidade, salvo excepção para as crianças, os idosos e os doentes, a abstinência e o jejum. Algo que até se pode perceber se contextualizado temporalmente, mas a verdade é que esta tradição foi perdurando no tempo e chegou aos nossos dias, transformando-se num preceito completamente absoleto.
Nada tenho contra os dias de feriados religiosos, muito menos me incomoda qualquer tradição ou prática religiosa, crenças ou devoções que levam a este tipo de obediência. Mas custa-me, intestinalmente incomoda-me saber que neste dia, ano após ano, tenho que, por respeito a terceiros, cumprir tal preceito.
Garanto-vos que um dia, seja esse dia quando for, quando e se for eu o patriarca, algo de diferente acontecerá... fica assim e aqui, registado o meu desconforto e descontentamento.

Sem comentários: