08 junho 2011

educação ou a falta dela...

Não vou escrever sobre Antropologia, mas vou referir-me à sala de aulas. Desde 1999 que frequento, ainda que intermitentemente ou a espaços, o ambiente de sala de aulas e, portanto, estou bem ambientado com as diferenças geracionais, naquilo que diz respeito às atitudes e aos modos. Que os alunos me tratem por "stôr" eu posso tolerar, pois afinal são miúdos que ainda agora saíram do Secundário, mas aquilo que me tem custado e muito, é o facto de esses mesmos alunos entrarem e saírem da sala de aulas sem pronunciarem uma única palavra ao seu professor. Claro que há uma ou outra excepção.
Bem sei que com o "formato Bolonha" tornou-se facultativa a assistência às aulas teóricas, mas esta atitude nada tem a ver com Bolonha, é pura e simplesmente uma questão de educação. Mas onde é que eu conseguia entrar e sair de uma sala de aulas sem pedir licença ou pedir para sair!?... Não quero sequer imaginar que os meus filhos possam um dia assim fazer...
Curiosidade e que reforça este meu sentimento, foi a consideração de uma aluna, que num exercício de observação - sobre o facto ou elemento mais estranho observado no intervalo - referiu a atitude do professor, que ao chegar a uma porta, abriu-a e deixou passar todas as alunas à sua frente... Disse ela que achou estranho, pois não está habituada a esse tipo de comportamento (!?).
É, na verdade, uma questão de educação ou da falta dela...

Sem comentários: