09 janeiro 2012

história da vida de um livro...

Encomendei no passado dia 5 de Janeiro este livro na Amazon.uk e hoje dia 9 de Janeiro já o tenho comigo. Mas aquilo que me surpreendeu, ou melhor, aquilo que me chamou a atenção foi o estado e a aparência do livro que comprei. Para reduzir custos, tal como faço quase sempre, escolhi um exemplar "used" mas com a qualificação de "good", o que normalmente faz com que receba livros ainda por estrear, semi-novos ou com pequenos defeitos. Desta vez, o livro chegou-me às mãos com as marcas dos anteriores proprietários. Neste caso, o selo de catalogação da biblioteca à qual pertencia e também a assinatura de um dono, que tal como eu faço, o rubricou nas primeiras páginas. Fico assim com a informação que este livro pertenceu pelo menos a dois proprietários antes de viajar até Portugal. Mais, o livro está todo sublinhado a amarelo e denota muito manuseamento. O que, num primeiro momento, estranhei, mas depois gostei. Como seria interessante fazer um estudo (só agora pensei nisto e não sei se já algum dia alguém o fez...) sobre o percurso que um livro pode fazer, ou quais as geografias que um livro conhece durante a sua existência. Para tal, poderiam fazer como os biólogos fazem com os animais selvagens, colocando-lhe no dorso um sistema de localização permanente - vulgo GPS.

Sem comentários: