19 maio 2020

enclausurado XLVI

desconfinar

Dizem-nos eles. Eles são aqueles que dizem, desdizem e, por vezes, não se entendem. Eles são quem orienta a gente, os eleitos pela gente para nos guiar. Pois bem, eu também quero desconfinar, mas com calma e sem euforias. Hei-de de lá chegar, devagar.
Ontem, dia 18 de Maio e primeiro dia do dito desconfinamento, fui ao centro da Invicta logo pela manhã e, de facto, a cidade começava a dar os primeiros sinais de que algo esta a mudar. Timidamente, as esplanadas reapareceram e um ou outro aventureiro vai-se sentando. As lojas começam a abrir e nos passeios mais gente. Sente-se um novo burburinho a circular pelas ruas e o trânsito, ainda reduzido e sem filas, começa a agitar-se. Aquilo que me levava à cidade não implicava sequer sair do carro, por isso aproveitei para circular pela baixa, um pouco mais do que seria necessário, para sentir o pulso à cidade e, sem conseguir resistir, tomar um café expresso em chávena decente. Saboroso.
Hoje, logo pela manhã, levei a minha filha ao comboio para viajar para Lisboa. Na estação das Devesas, habitualmente muito frequentada, apenas três ou quatro pessoas à espera de comboio. No Alfa Pendular em que a minha filha entrou, apenas outra pessoa entrou. Lá dentro, e na carruagem dela, pude contar 7 pessoas.
Assim vai o desconfinamento.

Sem comentários: