17 maio 2020

José Cutileiro


Faleceu hoje, em Bruxelas e aos 85 anos, o antropólogo José Cutileiro, autor de um dos livros mais importantes da Antropologia Social que se fez em Portugal. Para além do muito que fez durante a sua vida: fez carreira diplomática, foi comentador e cronista em jornais e rádios, eu recordo-o, essencialmente, como o autor de "Ricos e Pobres no Alentejo" publicado depois de ter sido o tema da sua dissertação de doutoramento em Oxford. Eu conheci este livro na Universidade e não mais o abandonei, pois tem-me servido de referência e de exemplo para vários dos meus trabalhos e escritos. Não sei hoje, mas durante gerações foi obra quase obrigatória em qualquer curso de Antropologia Social / Cultural. Apesar de considerar difícil estabelecer hierarquias de importância nas obras publicadas, eu diria que "Ricos e Pobres" fará parte de um pequeno lote de obras de referência na Antropologia Social, publicadas em Portugal, ou sobre Portugal, na segunda metade do século XX. Eu incluiria ainda nesse pequeno grupo (desculpem se me estou a esquecer de algum outro):
- "Filhos de Adão, filhas de Eva", de João de Pina-Cabral;
- "Retrato de uma aldeia com espelho", de Joaquim Pais de Brito;
- "Vilarinho da Furna" e "Rio de Onor", de Jorge Dias;
- "Proprietários, lavradores e jornaleiros", de Brian Juan O'Neill.

Sem comentários: