31 maio 2007

Pés Descalços



Não tivessem sido estes últimos dias chuvosos, de intempéries e arrefecimentos nocturnos, e já este texto há muito tempo - talvez um ou dois meses, teria sido escrito e, aqui, publicado.
Ainda a Primavera não se tinha apresentado e as temperaturas ainda timidamente eram amenas e já muitos e, principalmente, muitas, despuradamente se começaram a despir para em público se apresentarem. O que, de resto, muito me agrada, pois é bem agradável perceber um decote mais acentuado ou um descapotável umbigo, bem no centro de uma barriguinha light, ultimamente e cada vez mais, equipados ou decorados com adereços vários (piercings, alfinetes, brincos, ou mesmo pregos e ferraduras...).
Destes dias primaveris até aos dias finais do equinócio, andarei, andaremos satisfeitos e consolados com as itinerantes e deambulantes esculturas e obras-de-arte que é possível, ao virar de cada esquina, apreciar e degustar. Ao mesmo tempo e, para mim, com uma persistência angustiante, seremos obrigados a conviver, e bem de perto, com os membros inferiores desnudados de terceiros, estranhos e desconhecidos, numa moda e num (des)conforto que não percebo nem aceito.
Objecto de culto pessoal e até de fantasias eróticas e sexuais, o pé, perfeitamente "calçado" por esta, a nossa, sociedade de consumo imediato e narcisista, que previligia o egocentrismo, ou seja, o eu no centro do universo, permite-se a todas as dedicações e cuidados, muitas luxúrias e até a circular desnudado, livre de qualquer censura ou constrangimento. Confesso que convivo mal com essa libertinagem e sinto-me incomodado pela presença de qualquer conjunto de pés, normalmente horríveis, que me obrigam a ver e a sentir...
Bem sei que há algumas excepções e que eles também andam por aí, bem tratados e bem apresentados, portanto bonitos. O problema é que cada um e cada uma arroga-se no direito, diga-se legitimo, de considerar o seu par bonito e por isso, passíveis de passearem publicamente nus. Mas não, não o são!... Lamento desiludir, a esmagadora maioria dos seres humanos têm pés feios, disformes, assimétricos, desconformes, horrendos e mal tratados. Por isso, deveriam ter vergonha e escondê-los dentro de um qualquer calçado, devidamente acondicionados e longe da vista e nariz do resto do mundo. É que para além da implícita questão estética, é, acima de tudo, um imperativo para a saúde pública e para a sã convivência social. Guardemos esse prazer de andar descalços, ou quase, para a intimidade dos espaços privados ou para os locais que a tal obrigam...

Rodapés:

Independentemente de poderem ser considerados bonitos ou não, os meus dois, por todas as razões e algumas mais, raramente apreciam a luz do sol e incomodam terceiros.

Pior, só mesmo aqueles que circulam espectacularmente de sandálias e com meias...

Sem comentários: