16 janeiro 2008

O Paradigma Socialista de Saúde Pública - um exemplo

Tem sido notícia recorrente e assídua nos noticiários, o encerramento de várias valências hospitalares, aqui e acolá, de modo metodicamente aleatório, por todo o país, principalmente nos espaços mais rurais e interiores do território nacional.
Facto paradigmático desta política e estratégia para o sector, deste governo socialista é o caso, agora conhecido, de Chaves. Em tempos (uns 2 ou 3 meses atrás... talvez mais, talvez menos), encerrou a maternidade existente nesse hospital e, agora, ficamos a saber que vai abrir, em breve, uma nova unidade hospitalar privada, com todas as valências, condições, equipamentos e pessoal, capazes de dar respostas às necessidades das populações da região. Ficamos ainda a saber, através das declarações de um dos responsáveis desta nova unidade hospitalar, que o objectivo futuro é que a população contratualize um plano de saúde privado e, então aí, todos terão acesso aos melhores cuidados de saúde... (!?!) então e o Serviço Nacional de Saúde!?... que (sem) futuro!?...
A este propósito leiam, p.f., o artigo de José Victor Malheiros, no jornal Público do dia 15 de Janeiro. Aposto que a eminência, o Sr. Ministro da Saúde, teve acesso ao mesmo e terá gostado da subtileza com que o autor nos chama a todos de ESTÚPIDOS.

Sem comentários: