31 maio 2019

por falar em língua...


Chegou-me em forma de presente do mano mais novo, este autêntico manual de escrita em Português correcto, ou pelo menos, um manual para evitar erros básicos e recorrentes. Já anda comigo para todo o lado, para nos intervalos das horas, ir espreitando e aprendendo. Desde já, uma nota de destaque: a referência em capa para o desuso da segunda pessoa do plural e que, incorrectamente, é substituída pela terceira pessoal do plural... Eu utilizo essa conjugação frásica, sempre fiz uso do "vós" quando me dirijo a mais do que uma pessoa, o que me foi valendo ao longo da vida vários comentários de admiração, curiosidade e de peculiaridade na escrita e, principalmente, na oralidade. Nunca gostei da impessoal terceira pessoa do plural.
Entretanto, vamos aprender mais.
Boa leitura.

Sem comentários: