22 maio 2012

Revista Brigantia

(capa revista nº 0 de 1981)

Não percebo porque é que deixaram de publicar a Revista Brigantia. É que já desde 2008-2009 não sai nenhum número e, por mais que questione e procure respostas, ninguém me dá qualquer justificação minimamente razoável para este longo interregno. Desapareceu, extinguiu-se, ou melhor, extinguiram-na, desistiram dela?!...
Nos últimos meses tenho conversado e questionado alguns dos intervenientes que julgo terem alguma responsabilidade pela sua existência e publicação e aquilo que tenho conseguido são não-respostas, ou seja, a negação da sua extinção, por um lado, e a desresponsabilização, por outro lado. Inaceitável e a dúvida persiste: Porquê?
Numa destas últimas semanas, o Jornal Nordeste trazia-nos uma pequena notícia, assinada por Marisa Santos, acerca de uma reunião da Assembleia Distrital de Bragança (ADB), proprietária da revista, e da vontade desta em manter a Brigantia. Muito bem, terão pensado muitos dos leitores e diria eu, se me limitasse às letras gordas, mas a verdade é que a actual ADB parece não compreender a importância e o valor de uma publicação como a Brigantia e, ao contrário do que afirma o presidente da ADB, não “é preciso prestigiar a Brigantia”, pois ela sempre foi uma revista com prestígio e reconhecida, não só pelas comunidades da região, como por inúmeros investigadores, estudantes e estudiosos, em Portugal e no estrangeiro, que a ela recorriam não só como fonte de informação e conhecimento, como também enquanto acervo de um saber multidisciplinar acerca da região, e também como espaço para publicação da produção académica ou outra. Mesmo em tempos mais recentes, com uma edição muito intermitente e sem qualquer regularidade, a revista mereceu a referência em inúmeros estudos, investigações e publicações. Não saber ou não ter consciência disto é não merecer o legado recebido daqueles que, concerteza, com maior dificuldade conseguiram construir este projecto. Relembro as palavras iniciais, escritas pelo seu mentor e dinamizador, o Dr. Belarmino Afonso, no volume I - No 0 de 1981: "Brigantia é uma revista nova. (...) Tentará veicular tudo o que é reflexo do trabalho criador do homem das terras nordestinas. O social ou o económico, o religioso e o artístico, o arqueológico e o etnográfico, bem como outros campos da cultura regional, são aspectos complementares da realidade cultural humana que é necessário analisar. (...) Mais do que um simples registo documental, pretende criar um espaço de vida e reflexão." A triste realidade da revista, nos seus últimos anos de publicação e por responsabilidade desta ADB, é que perdeu essa vivacidade - veja-se a diminuição de números de revistas publicadas por ano - e adquiriu um carácter eminentemente monográfico e dedicado à efeméride.
É por ter consciência dessa sua condição precária e considerar que, apesar de tudo, não só há espaço editorial, como haverá sempre conteúdos e receptividade por parte de diferentes "públicos" e "autores", que considero inaceitável que se deixe desaparecer a única publicação cultural, digna desse nome e com cerca de trinta anos de existência. Importa aqui uma referência aos vários projectos editoriais que foram surgindo na região e que, numa outra dimensão e num outro universo, foram, são e serão sempre mais-valias para o reconhecimento da região transmontana.
É lamentável e triste que a ADB, enquanto sua proprietária, constituída pelos autarcas eleitos na região e que tanto investem anualmente em iniciativas de caracter etnográfico, recreativo e cultural, muitas vezes iniciativas de valor duvidoso, não consiga dispender a verba relativamente pequena necessária para a regularidade editorial da Brigantia.
Olhando para a história desta revista podemos verificar como durante muito tempo foram editados entre dois a quatro números por ano e que, à medida que nos aproximamos do presente, esse número passou a um único anual. O último volume correspondeu a dois anos (2008 e 2009). Mas a questão central, quanto a mim, não é o número de revistas publicadas, mas sim o formato e o modelo de gestão, ou se preferirem, de propriedade da mesma. Concerteza, na época em que foi lançada a revista - 1981, faria todo o sentido a proprietária da mesma ser a ADB, mas actualmente não me parece que esse seja o melhor modelo de gestão, pois, parafraseando o actual presidente da ADB, não será a revista, mas sim a própria ADB quem precisa de credibilidade; não será a revista Brigantia mas sim a ADB quem sofre de anacronismos...
Não se percebe o desinteresse dos ilustres membros da ADB pela revista. Não se percebe porque deixaram de contribuir com a sua parte para a sua edição. Assim como não se percebe que, tendo havido financiamento para a publicação, ela não se concretizasse.
Mais do que ficar calado ou proferir gratuitas criticas, importa-me alertar as consciências e contribuir positivamente para que a revista ressurja. Assim sendo e tal como já sugeri anteriormente, há que procurar novas formas de financiamento, novas parcerias, novas colaborações, novos formatos de edição. Uma segunda vida para a Brigantia precisa-se para que possa "ser um encontro de pessoas com perspectivas diferentes, mas enriquecedoras de uma única realidade cultural de que somos portadores conscientes." (Belarmino Afonso em 1981).
(texto enviado para o Jornal Nordeste)

Sem comentários: