03 junho 2020

mediascape:racismo

Quando alguns teimam em afirmar que existe um problema na sociedade portuguesa com os ciganos e quando outros reafirmam esse drama e a urgência em resolver definitivamente esse problema, convém reter as palavras deste presidente de câmara municipal do PS que, perante um foco de contaminação do Coronavírus num bairro social, pretende estabelecer um cordão sanitário ao prédio onde essas pessoas moram. Diz Luís de Sousa, presidente da autarquia da Azambuja, que nesse bairro social e nesse prédio moram “famílias de etnia cigana” e outras “famílias normais como nós".
Nós não temos um problema com a etnia cigana, nós temos é um racismo endémico e ontológico para com essa etnia. É uma vergonha para as instituições da República portuguesa haver responsáveis políticos, eleitos e gestores da "coisa" pública, com este tipo de discurso.
Afinal não é só o coiso a pensar e a manifestar o seu racismo, este é muito mais profundo e transversal na sociedade portuguesa do que, algumas almas ingénuas, possam pensar. Continuem a assobiar para o lado e depois admirem-se e espantem-se.

Sem comentários: